Noticias

Rio Urubu: Isso é crime!

Ivone Tucanos
"Sabe me revolta saber de uma obra como aquela lá que está causando todos esses danos ao meio ambiente local não ter tido um projeto de impacto ambiental , quer dizer que 1 se causa os danos e depois vem punição depois vem procurar amenizar os danos causados , e no que se tratou ao meio ambiente sabemos que o impacto pode ser irreversível e de longo prazo, então a fiscalização e punição tem ki ser ser severa!"



Márcia Soares-Grupo Amigos do Urubui
"De ontem no Km 100. E de partir o coração ,quem conhece o local sabe que aí e um banho pois frequentemente íamos com família e amigos ,hontem uns amigos se depararam com essa situação ,e interessante que o meio ambiente não estão tomando providências porq segundo Sr . Luiz diz que desde quando começou a terra planagem das casa da BR". 

 O  sentimento de indignação, expressado publicamente por Ivone Tucanos e Márcia Soares através das redes sociais, náo é um sentimento só delas. Todos em Presidente Figueiredo compartilham do mesmo sentimento, quando vemos o meio ambiente do município sendo agredido de forma tão violenta. 

A imagem do Rio Urubu, sofrendo as danosas consequências de um processo de assoreamento, causado por uma obra de um projeto social de moradias populares, criado pelo governo federal e financiado pela Caixa Econômica Federal. Certamente, no bojo desse projeto, constam estudos de impactos ambientais que não estão sendo respeitados e que resultaram nessa criminosa agressão ambiental ao majestoso rio Urubu, que mais tá parecendo o Rio Solimões famoso pelas águas barrentas.

Não se questiona aqui, o valor e o benefício auferido aos moradores do município, com a execução desse projeto, de responsabilidade da Associação Mulheres Que Fazem. Certamente muitas famílias serão beneficiadas com a possibilidade de realizar o sonho da casa própria, mas até que ponto terá sido válido construir cerca de 680 casas, se para isso, destruimos de forma irreversível um rio que é fonte de vida ao longo de seus quilômetros de extensão. E como fica a biodiversidade e as pesoas que moram ao longo desse rio?
O local escolhido para a execução do projeto sempre foi motivo de polêmica e , curiosamente, recebeu o nome de "Vale das Nascentes". Por que  esse nome? o que fizeram dessas nascentes? estão preservadas? São perguntas que precisam de respostas e que merecem a atenção dos órgãos fiscalizadores. Ou será que o nome faz referência ao nascimento de um grande crime ambiental?


Em janeiro de 2015 esse crime já havia sido denunciado pelo portal "Terra das Cachoeiras", que divulgou fotos e alertou a população e as autoridades para as graves consequências desse crime ambiental. Cabe agora, uma maior atenção ao caso, pois o crime já foi cometido e nenhum responsável ou "irresponsável" foi punido e nenhuma providência de efeito, foi tomada para minimizar os danos causados.
Fotos cedidas por Portal Terra das Cachoeiras



Rio Urubu: Isso é crime! Rio Urubu: Isso é crime! Reviewed by Unknown on 23:52 Rating: 5