Noticias

Grupo Ágata: O Lindo Bailado da Terra das Cachoeiras

Educador é mais que ser professor. É aquele que prepara seu mediado para a vida. Acredita que a tarefa de ensinar alguém a ler e a entender o mundo é bastante desafiadora e, ao mesmo tempo, traz um retorno gratificante. Todos os educadores têm esta tarefa a cumprir. Ao entrar em sala de aula, não levam apenas o conteúdo a ser ensinado, levam suas vidas,
seu jeito de ser, fazer, ler e compreender o mundo.

Assim começamos a falar da professora Katiuscia Nunes, uma Parintinense  radicada em Presidente Figueiredo a 17 anos, que é um misto de dançarina de boi, amiga, conselheira, dona de casa e acima de tudo mãe. Uma verdadeira mãezona não só de seus filhos biológicos, mas também de seus mais de 50 dançarinos do Grupo Ágata. 

  


Movida por um incondicional amor ao seu boi Garantido, essa professora graduada em letras mas doutora em bailado, já tendo inclusive encantado a "Globeleza" que a presenteou com uma foto na revista Caras, veio morar em nossa cidade mas trouxe na bagagem a dança indígena junto e causou a admiração em seu círculo de amigos professores, que a incentivaram a criar um grupo de dança. A gestora Marizete Angilólis,  seu Marido Joelson e alguns colegas, convenceram-na a levar adiante a ideia.


Em 19 de maio de 2005 foi criado o Grupo Ágata, inicialmente com 15 bailarinos. Hoje são mais de cinquenta e envolve uma equipe com cerca de 80 integrantes entre diretoria, coreógrafos, bailarinos e pessoal de apoio. A  sede do grupo Ágata funciona em sua própria residência,  onde também ocorrem os ensaios. A sua casa é também a casa da "Família Ágata", lá todos são tratados como se estivessem em casa. Constantemente são realizados lanches e churrasco para reunir todos.

Desde 2007 o grupo participa do Festival folclórico de Presidente Figueiredo, sendo campeão por sete vezes seguida. São muitos os convites para participar de eventos, inclusive na Festa do Cupuaçu durante o Desafio dos Bois. Katiuscia mantém contato com seus amigos do boi Garantido e tem o apoio dos coreógrafos e dançarinos do boi de Parintins para montar as coreografias do Grupo Ágata.
Muito mais que formar dançarinos, o Grupo Ágata forma cidadãos e pra isso a "professora" não mede esforços em acompanhar o comportamento dos adolescentes até mesmo fora da dança. "O nosso lema é o respeito, respeito a minha família, a família deles e o respeito a si próprio", finaliza Katiuscia Nunes.





                                                                                                                                                     Por Talita Costa
Grupo Ágata: O Lindo Bailado da Terra das Cachoeiras Grupo Ágata: O Lindo Bailado da Terra das Cachoeiras Reviewed by Unknown on 06:12 Rating: 5