Grupo Ágata: O Lindo Bailado da Terra das Cachoeiras
Educador é mais que ser professor. É aquele que prepara seu mediado para a vida. Acredita que a tarefa de ensinar alguém a ler e a entender o mundo é bastante desafiadora e, ao mesmo tempo, traz um retorno gratificante. Todos os educadores têm esta tarefa a cumprir. Ao entrar em sala de aula, não levam apenas o conteúdo a ser ensinado, levam suas vidas,
seu jeito de ser, fazer, ler e compreender o mundo.
Em 19 de maio de 2005 foi criado o Grupo Ágata, inicialmente com 15 bailarinos. Hoje são mais de cinquenta e envolve uma equipe com cerca de 80 integrantes entre diretoria, coreógrafos, bailarinos e pessoal de apoio. A sede do grupo Ágata funciona em sua própria residência, onde também ocorrem os ensaios. A sua casa é também a casa da "Família Ágata", lá todos são tratados como se estivessem em casa. Constantemente são realizados lanches e churrasco para reunir todos.
Desde 2007 o grupo participa do Festival folclórico de Presidente Figueiredo, sendo campeão por sete vezes seguida. São muitos os convites para participar de eventos, inclusive na Festa do Cupuaçu durante o Desafio dos Bois. Katiuscia mantém contato com seus amigos do boi Garantido e tem o apoio dos coreógrafos e dançarinos do boi de Parintins para montar as coreografias do Grupo Ágata.
Muito mais que formar dançarinos, o Grupo Ágata forma cidadãos e pra isso a "professora" não mede esforços em acompanhar o comportamento dos adolescentes até mesmo fora da dança. "O nosso lema é o respeito, respeito a minha família, a família deles e o respeito a si próprio", finaliza Katiuscia Nunes.
Por Talita Costa
Grupo Ágata: O Lindo Bailado da Terra das Cachoeiras
Reviewed by Unknown
on
06:12
Rating: