Noticias

Garantido pede anulação das três noites do Festival

Garantido pede anulação das três noites do Festival

Noticia atualizada em: 2015-06-29 05:37:48

Garantido pede anulação das três noites do Festival


POR JONAS SANTOS


PARINTINS, AM - O presidente do Garantido, Adelson Albuquerque e o vice-presidente, Fabio Cardoso, protocolaram na Secretaria de Cultura do Estado ( SEC), o pedido de anulação das três noites do Festival Folclórico de Parintins e que os dois bois-bumbás sejam proclamados campeões de 2015. A solicitação tem como base o vazamento de áudios em que supostamente seriam conversas gravadas entre o membro do Conselho de Artes do Caprichoso, Chico Cardoso, com o empresário Armando do Vale e uma terceira pessoa identificada como Kid, sobre uma manobra -, que já estaria assegurada - com a compra de jurados para eleger o bumbá azul e branco campeão.

O pedido de impugnação das noites foi apresentado às 3h da madrugada, meia hora após o Caprichoso sair da arena, em sua última apresentação no Bumbódromo. No documento, os dirigentes do Garantido informam que a repercussão dos áudios já atingiram mais de 75 mil reproduções e que o tema compromete a lisura do Festival de Parintins. “Ademais, consta no diálogo, ser o presidente do boi contrário, senhor Joilto Azêdo, conhecedor da operação escusa, bem como acerca da obrigação de efetuar o devido pagamento pelo serviço que estava sendo prestado”, diz trecho do documento entregue a SEC.

No requerimento, o Garantido contesta o fato de na conversa os envolvidos falarem abertamente sobre as notas dos jurados atribuídas, aos itens oficiais, que de acordo com Cardoso afronta as regras da disputa. O documento diz ainda queChico Cardoso e senhor Rosquilde, conhecido Kid, tratam sobre captação e manipulação de jurados, bem como contatos diários mantidos com prováveis integrantes de escaladas para julgarem a festa.

O Garantido atesta também que a conversa coloca sob suspeição todos os jurados de Alagoas. “Resta claro que a lisura do julgamento, encontra-se comprometida”, afirmam os dirigentes.

A diretoria do Garantido finaliza o requerimento informando que o Ministério Público do Estado instaurou procedimento para apurar o caso e pediu que “sejam mantidos lacrados os envelopes com as cédulas de votação para elidir desvios da verdade, assim oportunizando melhores atos aos órgãos competentes”.
Os jurados do Festival de Parintins são oriundos de Brasília, Goiás e Alagoas.

Os jurados do Festival do Estado de Góias são: Diones Ferreira Correntino, Rafael Guarto dos Santos, Mateus Bertone da Silva; do Distrito Federal: José Medeiros, André Luiz Mendes de Araújo, Alda Lúcia Monteiro de Souza. Representam o Estado de Alagoas os jurados: Almir Santos de Medeiros, Ronaldo de Andrade Silva e David Farias Torres Chagas e também o presidente da comissão julgadora, Sandro Gama de Araújo.
Pedido de Impugnação do garantido
 

Garantido pede anulação das três noites do Festival Garantido pede anulação das três noites do Festival Reviewed by Unknown on 04:31 Rating: 5