Noticias

Doze municípios do Amazonas ficam em situação de emergência devido incêndios florestais


Decreto se baseia em um parecer técnico elaborado por Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado

    O Corpo de Bombeiros do Amazonas registrou vários focos de incêndio na cidade
    Número de incêndios e queimadas registrados no AM em 2015 bateu recorde(ALEXANDRE FONSECA/ACRITICA)
    O Governo do Estado vai decretar situação de emergência para 12 municípios do Amazonas, incluindo Manaus, devido às nuvens de fumaça causadas pelas queimadas e incêndios florestais. Além disso, serão apresentadas ações emergenciais de prevenção às queimadas e incêndios.
    O decreto será assinado pelo governador José Melo nesta terça-feira (13), às 9h, no auditório da sede do Governo do Amazonas, no bairro Compensa, na capital, e contará com a presença do prefeito de Manaus, Artur Neto, e dos demais prefeitos dos 11 municípios afetados pela medida.  
    O decreto de situação de emergência se baseia em um parecer técnico elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado considerando, entre outros fatores, “os eventos climatológicos de larga escala que teve como efeito negativo a redução significativa da precipitação pluviométrica na região Amazônica”.
    Entre as ações emergenciais de prevenção e controle a queimadas e incêndios florestais estão a criação de um Centro Integrado de Monitoramento Ambiental, formado pela Sema, Batalhão Ambiental, Bombeiros, Defesa Civil e prefeituras, bem como a implantação da Sala de Situação de Controle e Monitoramento Ambiental, na sede da Sema.
    Recorde de focos de incêndio
    A quantidade de focos de incêndios e queimadas registrados no Amazonas em 2015 bateu recorde. Este ano foram 11.439 focos, 51% a mais que ano passado, 2014, quando foram registrados 9.322 focos. Em 1998, quando houve a primeira medição, ocorreram 946 focos de incêndio.
    O mês com mais incêndios
    Em 2015, o mês que teve mais focos de incêndios florestais e queimadas foi setembro, com 5882 registros. Em seguida vem agosto, com 4548, e julho com 356. Entretanto, o mês de outubro também promete: só do dia 1º a 5 de outubro foram registrados 399 focos de incêndio.
    Fumaça até o fim de outubro
    A onda de fumaça oriunda de incêndios florestais e queimadas pode continuar encobrindo os municípios do Amazonas até o final de outubro ou início de novembro, quando começará o período chuvoso. Segundo ambientalistas, só a chuva conseguirá apagar incêndios e queimadas.
    Doze municípios do Amazonas ficam em situação de emergência devido incêndios florestais Doze municípios do Amazonas ficam em situação de emergência devido incêndios florestais Reviewed by Portal do Urubui on 08:48 Rating: 5