Noticias

I Mostra Científica de Química e Física

I Mostra Científica de Química e Física
A Escola Estadual Presidente Figueiredo, realizou nesta Segunda-feira (09/11) na sede da escola a I Mostra Cientifica de Química e Física.
A feira de ciências constitue-se em recursos riquíssimos para divulgação de ciência na comunidade escolar. A construção de um experimento cientifico envolve – ou deveria envolver – o dialogismo entre professor e aluno e entre alunos.



Esse aprendizado dialógico no processo de ensino e aprendizagem é fundamental tanto para o professor quanto para o aluno. Aprendizado é troca, e o processo é importante para ambos, na medida em que o professor consegue compreender como se dão as dificuldades dos estudantes; antevendo tais dificuldades, seu trabalho pode ser melhorado.



A Mostra foi realizada pelos alunos do Curso EJA (Educação de Jovens e Adultos) do período Noturno, segundo um dos organizadores o Robson Mota Professor de Física “O objetivo geral é despertar o interesse do aluno pela pesquisa, buscar a forma cientifica e trabalhar a questão prática do projeto, o projeto envolveu muitas experiências cientificas. Podemos observar o quanto os alunos se empenharam para desenvolver seus conhecimentos “pois” podemos ver que eles mostraram conhecimentos nas áreas que abordaram”.

Foram montadas várias experiências como eletromagnetismo, energia estática, vaporização, sistemas de energia, lentes convergentes, Materiais Fosforescentes, destilação, formação de gazes entre outras.


Segunda ainda a coordenara a Professora Euziane Pereira Ferro lembra que o “Período deles na escola é muito resumido para se formarem e essas experiências servem para que eles mostrem na prática aquilo que aprenderam em sala de aula e fazer produtos e experiências que usamos em casa. Relata ainda que teve como parceria os universitários  da  UEA do curso de Ciências Biológicas do Projeto PIBID que incentiva o aluno vir para a escola e auxiliaram aos alunos desenvolverem o projetos”.

Os mesmos agradecem a todos os envolvidos como a direção da escola Professora Patrícia, a participação de outras escolas que visitaram a feira e a todos os alunos que com empenho e dedicação fizeram uma excelente amostra.

Feiras de ciências organizadas dentro de escolas de Ensino Fundamental, Médio e EJA são importantíssimas para motivar o aprendizado do aluno e para divulgar temas científicos, atuais ou não, para a comunidade escolar.
 Por: John Lira.



I Mostra Científica de Química e Física I Mostra Científica de Química e Física Reviewed by Unknown on 15:36 Rating: 5