Noticias

Temporada de pesca esportiva está aberta na RDS do Uatumã



 em Travel 47 minutos ago 0 5 Visualizações

Através de oficinas ocorridas em várias comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, a associação de moradores da comunidade, em parceria com o Idesam, divulgaram as regras da pesca esportiva na reserva para este ano. A temporada do esporte estará aberta até 15 de dezembro de 2015, como principal atrativo o tucunaré. A atividade atrai turistas locais e de outros países.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Todas as embarcações devem ser identificadas pelos postos de vigilância, localizados nas duas entradas da UC (via Balbina e via Itapiranga). O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) já está realizando as autorizações para a atividade na região. O documento com todas as regras para realização da atividade na reserva estão disponíveis no site do Idesam (idesam.org.br), organização não governamental (ONG) que trabalha no local em cooperação com o órgão gestor das reservas ambientais do estado.
“O ordenamento do esporte tem avançado, com participação dos moradores e demais atores envolvidos. A Associação Mãe, gestora do turismo da reserva tem dialogado com os setores interessados na pesca e com os moradores, assim a atividade é planejada em conjunto”, aponta o diretor executivo do Idesam, Carlos Gabriel Koury.
A discussão anual das regras para a pesca esportiva na RDS do Uatumã é resultado do Plano de Gestão e Uso Público da unidade, elaborado em 2010 pelo Idesam, que considerou o dinamismo da comunidade frente à pesca esportiva. “O documento previu no zoneamento aquático da unidade a necessidade de discutir anualmente as regras, envolvendo os atores na construção conjunta do planejamento da prática pesqueira no local”, reforça Koury.
O acompanhamento e monitoramento são de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Associação Mãe, Agentes Ambientais Voluntários (AAVs) e Idesam, com fiscalização do Ipaam.
Como chegar:
O acesso à Reserva é realizado parte por estradas, parte por lanchas/barcos. Para saída de Manaus, as duas opções são:
Via Vila de Balbina – Presidente Figueiredo: acessando a BR-174 (Manaus–Boa Vista) até a AM-240 (ramal da Morena) chegando na Vila de Balbina.
Via Itapiranga – acessando a AM-010 (Manaus-Itacoatiara) até o KM-224, onde se localiza a confluência com a AM-363 (Estrada da Várzea), percorrendo os 111 km da mesma até o município de Itapiranga.
Para maiores informações sobre o turismo na região:
Associação Agroextrativista das Comunidades da RDS do Uatumã 
(92) 994-579-407 – Iracy Cleide (presidente)
(92) 991-917-895 – José Monteiro
Temporada de pesca esportiva está aberta na RDS do Uatumã Temporada de pesca esportiva está aberta na RDS do Uatumã Reviewed by Unknown on 14:05 Rating: 5