Noticias

Município em alerta com queimadas: Outubro Cinza!

O Amazonas está em chamas, grande parte dos municípios vem sofrendo com o alto índice de queimadas, ocasionadas principalmente pela ausência de chuvas,vegetação ressecada e imprudência humana.






Junto com o forte verão Amazônico, com elevação da temperatura local a números recordes, chegou um período preocupante aos governantes em decorrência do alto número de incidência de incêndios tanto em zonas rurais como urbanas.


O que tem ocorrido em diversos municípios é assustador, pois quase que em sua totalidade, não dispõe de corporação de corpo de bombeiros e quando muito, dispõe de brigada de combate a incêndios da própria guarda municipal e sem estar totalmente equipada, principalmente com a ausência de carro pipa.


As brigadas de incêndio dos pequenos municípios, exercem um heróico trabalho durante esse período nos combates a incêndios causados por teimosos agricultores que insistem na cultura antiga de limpar seus terrenos com queimadas. As consequências as vezes são trágicas, pois a velocidade dos ventos combinada com a vegetação ressequida, é a fórmula perfeita para a propagação dessas queimadas que em certos casos avança floresta adentro, ficando totalmente fora de controle.

Isso tem sido uma constante no município de Presidente Figueiredo, que alguns dias atrás, foi cenário de um sinistro dessa natureza e de grandes proporções ocorrido na comunidade Novo Rumo e que foi controlado após alguns dias, com a brigada de incêndio da guarda municipal com apoio do corpo de bombeiros e moradoresa locais.

Na última quarta feira 30/09, um morador da comunidade do Rumo Certo, ateou fogo em seu terreno e que rapidamente se propagou aos terrenos vizinhos tomando grandes proporções, chegando inclusive, a ameaçar as casas dos moradores locais. Este incêndio foi combatido com êxito pela brigada de incêndio da Guarda Municipal ajudada por voluntários e utilizando um carro pipa cedido pela empresa Jayoro. O trabalho de combate a esta queimada demorou cerca de oito horas e contou com uma equipe de vinte guardas municipais e comunitários.

A situação no município é preocupante pois diariamente tem surgido focos de incêndio em diversos locais e até mesmo em áreas urbanas. Além deste do Rumo Certo, essa semana ocorreram registros na comunidade Maruaga, no Km 03 de Balbina que contou inclusive com o apoio do grupo Sussuarana de Manaus para ser debelado, em um terreno atrás da CEAM e muitos outros focos menores em diversas comunidades e em alguns quintais residenciais.

Esly Tolentino comandante da Guarda Municipal, considera sua equipe muito bem preparada para essa árdua tarefa mas reconhece que ainda são necessários adquirir mais equipamentos para o trabalho de sua equipe. O comandante faz um apelo a população: "estamos fazendo um apelo aos moradores do Município e principalmente da zona rural que evitem botar fogo nessa epoca, ao mesmo tempo em que pedimos aos turistas que vistiam, nossa cidade que não joguem pontas de cigarros nas margens da BR ou causem fogo em qualquer lugar onde possa se propagar."

O problema dos incêndios tem se agravado nos últimos dias, em decorrência da grossa camada de fumaça que se estabeleceu no município, causando diversos problemas respiratórios principalmente em idosos e crianças.
A capital do Estado tem vivido dias calamitosos, por conta desse fumacê, levando ao fechamento de escolas e prejudicando inclusive o já caótico trânsito da cidade. A questão é séria e merece a atenção não só das autoridades como também da sociedade como um todo, evitando-se prejuízos maiores ou até mesmo a perda de vidas.
É de se destacar a bravura, coragem e dedicação dos guardas municipais no combate a essas queimadas, que põe em risco a própria vida no esforço de preservar outras vidas. Alertamos portanto, para que a população fique atenta a qualquer tipo de queimadas que tenham conhecimento, combatendo logo no início, evitando assim que venha se tornar um incêndio de grandes proporções. O certo no entanto, é o trabalho preventivo de conscientização para evitar atear fogos durante esse período de verão escaldante.












Município em alerta com queimadas: Outubro Cinza! Município em alerta com queimadas: Outubro Cinza! Reviewed by Unknown on 22:30 Rating: 5