Noticias

EB entra na operação para achar nove pessoas perdidas na selva há 70 dias

EB entra na operação para achar nove pessoas perdidas na selva há 70 dias

Compartilhar:
Foto: Reprodução / Internet
De acordo com força-tarefa montada para busca e resgate, grupo estaria fazendo garimpagem ilegal
Começaram na manhã desta segunda-feira (18) as buscas por nove pessoas desaparecidas que estariam praticando garimpo ilegal na reserva biológica Uatumã, localizada no município de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus). Segundo a Polícia Civil, uma força-tarefa foi montada com 31 profissionais para busca e resgate do grupo desaparecido há 69 dias.


De acordo com o delegado Valdiney Silva, da 27º Delegacia Interativa de Polícia (DIP), são 27 agentes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros do Amazonas, além de quatro militares do Exército, que irão atuar em conjunto na operação de busca.

No sábado foi realizada uma reunião com os comandos dos três órgãos para definir a atuação de cada um. “O Exército vai levar o pessoal até o acampamento de helicóptero, que fica na confluência do rio Pintinga com o Pitinguinha. Desse local, vamos partir as buscas pela mata, pelos dois rios e pelo lago de Balbina”, explicou o delegado Silva.

Ainda segundo Silva, uma aeronave de grande porte do Batalhão de Aviação do Exército vai facilitar o deslocamento da equipe até o ponto de saída para as buscas.

Uma parte do grupo partiu de Presidente Figueiredo nesta segunda-feira (18). No domingo, material de apoio e mantimentos foram enviados em três embarcações para o acampamento. “Também foram oito integrantes da equipe de busca. Amanhã irá o restante”, disse Silva.

Grupo foi visto pela última vez em novembro

De acordo com Silva, entre os desaparecidos estão cinco pessoas de Manaus e quatro moradores da comunidade Rumo Certo, que fica em Presidente Figueiredo. A suspeita é que eles saíram da comunidade com destino ao rio Pitinga, dentro da reserva biológica do Uatumã, para realizar atividades de garimpo. Familiares viram o grupo pela última vez no dia 8 de novembro, mas acionaram a polícia apenas no dia 15 do mesmo mês.

Inicialmente, a denúncia enviado aos Bombeiros informava o desaparecimento de oito pessoas, porém, na comunidade Rumo Certo foi verificado que o grupo era formado por nove integrantes.

O garimpo é ilegal no interior da reserva, contudo, algumas pessoas se aventuram clandestinamente com este objetivo. Por isso, a equipe de inteligência especula algumas causas para o desaparecimento do grupo. “Eles podem ter se perdido dentro da mata, ou ocorrido alguma situação de conflito entre o grupo deles e outros grupos de garimpeiros. Lá não é permitido garimpo, nem pesca, nem caça, nem turismo. É uma reserva biológica”, disse o delegado.

http://portaldozacarias.com.br/site/noticia/eb-entra-na-operacao-para-achar-nove-pessoas-perdidas-na-selva-ha-70-dias/

EB entra na operação para achar nove pessoas perdidas na selva há 70 dias EB entra na operação para achar nove pessoas perdidas na selva há 70 dias Reviewed by Unknown on 09:38 Rating: 5