Noticias

SLACKLINE VIRA MANIA NA CIDADE

Nos últimos anos um esporte que surgiu e logo ganhou adeptos foi o Slackline. A brincadeira começou na capital nas praças e centros de lazer e logo se espalhou pelos municípios, especialmente os da Região Metropolitana. A brincadeira de se equilibrar sobre fitas, passou a fazer parde dos grandes eventos esportivos de Manaus e cada vez atrai mais adeptos.





Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima. Algumas variações de Slackline incluem “Waterline” (Slackline sobre água) e “Highline” (Slackline em grandes alturas, como por exemplo montanhas e pontes). Também existem “Trickline” (Slackline somente para fazer manobras) e “Longline” (Slackline de distancia longa, normalmente acima de 40 metros), entre outras variações.

O esporte iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para equilibrar-se e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas. O Slackline praticado em espaço indoor, possibilita uma evolução segura dos atletas.


No Brasil, o Slackline foi bastante desconhecido por muitos anos até virou febre nas praias do Rio de Janeiro em 2010. Hoje em dia, a popularidade do esporte espalhou pelo Brasil inteiro. No Centro-Oeste do Brasil, mais precisamente em Aparecida de Goiânia, existe até um Centro de Treinamento de Slackline, conhecido entre os praticantes como CT GO!. É o primeiro Centro de Treinamento de  da América Latina, inaugurado em 12 de dezembro de 2012.
No começo de 2015, esse esporte chegou a terra das cachoeiras por jovens que conheceram a atividade por meio das redes sociais. Atraídos pela brincadeira com fitas, Eduardo Paulo e Mayk dos Anjos adquiriram a primeira fita e incentivaram os amigos a participar, formando um pequeno grupo que praticava a atividade nas praças da cidade.
Atualmente é comum ver este mesmo grupo, no final da tarde, reunidos na Praça do Fórum, praticando este esporte que é uma verdadeira brincadeira. A cada dia o número de adeptos vem crescendo e já se fala, em organizar algumas apresentações e competições pra difundir a ideia ainda mais no município.


O grupo formado por Eduardo Paulo, Mayk dos Anjos,Rafael Souza,Keny Lucas,Lindinara, Barone e Luis Paulo foram os pioneiros na prática do Slackline em Presidente Figueiredo. Por ser um Município de inúmeras belezas naturais  a prática do esporte está sendo adaptada às cachoeiras tornando o esporte mais atraente. Algumas vezes já foi vistoo esporte sendo praticado na Corredeira do Urubui e, não é de surpreender, se virar uma prática corriqueira sendo mais uma atração turística de nosso parque de lazer.

Por: Keny Lucas e Alexandre Linhares











SLACKLINE VIRA MANIA NA CIDADE SLACKLINE VIRA MANIA NA CIDADE Reviewed by Unknown on 22:48 Rating: 5