Noticias

ENEM 2015: Candidatos devem ficar atentos ao horário de verão


ENEM 2015: Candidatos devem ficar atentos ao horário de verão

Portões abrem no Amazonas às 10h e fecham às 11h. Sabatistas devem chegar no mesmo horário, mas farão a prova às 19h
Hoje, a prova terá duração de quatro horas e meia e no domingo cinco horas e meia. É proibido o uso de qualquer eletrônico

Os 156.815 candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Amazonas, devem ficar atentos para o horário das provas que serão aplicadas neste sábado e domingo em todo o País. Em Manaus, e na maior parte do Estado, os portões vão ser abertos às 10h e fechados às 11h.

A exceção é os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Tabatinga, Guajará, São Paulo de Olivença, Jutaí, Itamarati, Pauini e Lábrea, que seguem fuso horário do Acre. Nessas cidades, os portões serão abertos às 9h e fechados às 10h.
A gerente de ensino médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ana Donisete Oliveira, enfatiza que os candidatos precisam sair de casa com antecedência para não ter nenhum imprevisto, uma vez que, normalmente, o trânsito fica complicado no dia das provas. “Por volta de 9h30 eles tem que estar próximo ao local da prova porque os portões abrem às 10h e fecharão às 11h”, destaca.
Ana ressalta que os estudantes precisam ficar atentos ao edital, mais precisamente na questão da autorização do que eles podem levar para sala de aula. Ela frisa que é obrigatório levar caneta esferográfica transparente e com tinta preta e documento de identidade com foto.
“O candidato não pode usar chapéu, boné, viseira, livros, entre outros. Também é proibido qualquer eletrônico. Portanto, qualquer uma dessas coisas ele pode ser eliminado”, aponta.Neste primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e meia para fazer as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, com cinco horas e meia de duração, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Sabatistas
A professora salienta ainda que os sabatistas (aqueles que guardam os sábados por motivos religiosos), devem chegar ao local de prova no mesmo horário que os outros candidatos. Conforme ela, eles vão ficar aguardando na sala de aula até às 19h, horário em que as provas serão aplicadas para os estudantes que escolheram por essa opção.
O gabarito do Enem 2015 será divulgado em até três dias após a prova. O resultado oficial do Exame não tem data para divulgação todavia, a previsão é de que esteja disponível no fim de dezembro ou início de janeiro de 2016.
Pontos - Alimentação equilibrada
A nutricionista Elisa Goulart destaca que por conta do horário da prova, o café da manhã deve ser feito até no máximo 8h, de forma que não comprometa a fome do horário do almoço, que precisa ser adiantado;
Neste cenário, é preciso focar em um cardápio equilibrado com o consumo de fontes de carboidratos complexos, presentes em pães e torradas. Isto porque a energia destes alimentos é fornecida ao cérebro de forma regular, o que diminui a ansiedade;
O consumo de frutas, hortaliças e cereais integrais também é importante, já que são alimentos ricos em vitaminas e minerais, utilizados em maior quantidade durante o estresse do vestibular;
Também é preciso evitar longos períodos de jejum para não comprometer o estoque de energia;
Durante a prova é preciso focar na hidratação. O candidato deve levar ao menos uma garrafa de água (sem o rótulo, vale ressaltar), nada de refrigerante ou bebidas açucaradas, que podem estimular a fome;
Como são dois dias de provas, é bom ficar atento à hidratação e em um cardápio equilibrado. O candidato deve evitar alimentos muito gordurosos, pois retardam a digestão e dão sono.
Dor de barriga
Quem costuma ter dores de barriga por conta do nervosismo deve evitar alimentos que agravem este quadro, como mamão, leite, ameixa, uva e iogurtes. Maçã, banana maçã, limão e batata podem ser bons substitutos.
http://acritica.uol.com.br/noticias/SABADO-ENEM-Candidato-atento-horario_0_1454254640.html

ENEM 2015: Candidatos devem ficar atentos ao horário de verão ENEM 2015: Candidatos devem ficar atentos ao horário de verão Reviewed by Unknown on 02:45 Rating: 5