Noticias

Com tetos solares, bairro alemão já produz quatro vezes mais energia do que consome

capa

 

Alguém ainda tem dúvida de que esse é o caminho?
Limpa, segura e abundante, a energia solar está, sem dúvida, entre os mais sustentáveis e melhores meios para obter energia elétrica. E por falar em sustentabilidade, quantas soluções sustentáveis são possíveis em um único bairro, cidade ou comunidade? Uma grande prova disso é o vilarejo alemão conhecido como Schlierberg, que nos mostra que os alemães realmente entendem e levam a sério o tema.

As 59 residências que compõem o bairro de aproximadamente 11.000 m² (há ainda um edifício comercial, chamado de Sun Ship – Navio Solar) são feitas de madeira. Praticam o reuso de água de chuva, usam materiais ecológicos, isolamento térmico a vácuo e um ambiente livre de carros, pois todos ficam em um estacionamento no Sun Ship, também fazem parte do escopo e dão um show de respeito às pessoas e à natureza.

Mas não para por aí, a característica que mais chama a atenção em Schlierberg é sua eficiência. Extremamente bem projetada, a vila “usa e abusa” de telhados feitos com placas fotovoltaicas, que como resultado geram cerca 4 vezes mais energia elétrica do que o necessário para consumo próprio. Tamanha eficiência proporciona a não emissão de aproximadamente 500 toneladas de CO2 na atmosfera, segundo dados do próprio arquiteto responsável pelo projeto, Rolf Disch.
Confira abaixo algumas imagens do local, que além de eficiente é muito bonito.
Solarsiedlung_Dachaufsicht
Solarsiedlung_Sonnenschiff_Penthaus
Plusenergiehaus_Westseite
Innenaufnahme_3  
sunship02http://razoesparaacreditar.com/sustentabilidade/com-tetos-solares-bairro-alemao-ja-produz-quatro-vezes-mais-energia-do-que-consome/

Com tetos solares, bairro alemão já produz quatro vezes mais energia do que consome Com tetos solares, bairro alemão já produz quatro vezes mais energia do que consome Reviewed by Unknown on 19:14 Rating: 5