Noticias

GRUTA DO BATISMO A ESPERA DE PROTEÇÃO

Exibindo download (7).jpg

DEIXAR FECHADO OU ABRIR, EIS A QUESTÃO.


Uma celebre frase da peça de Hamlet de William Shakespeare, traz a baila um convenio celebrado entre a Amazonastur e a empresa Ecossistema de consultoria ambiental no ano de 2002, quando resultou para a Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo um Plano de Manejo Espeleológico e Projetos Específicos de Infraestrutura e Sinalização do Sitio Arqueológico Gruta do Batismo na Vila de Balbina.


Localizado entre os graus 60º e 61º de longitude a oeste de Greenwich e altitude de 120 metros em relação a Manaus, possui uma floresta tropical densa, completando um cenário propicio ao desenvolvimento do ecoturismo.

O projeto, detalhe minuciosamente o que deveria ter sido feito e até hoje, apenas uma placa indica o fechamento deste monumento natural, que segundo a resolução Conama 347 de 10 de setembro de 2004 e o Cecav (Centro Nacional de Estudos, Proteção e Manejo de Cavernas) recomendam de que o plano de manejo é o instrumento legal que fundamenta os objetivos gerais da área e o atendimento a legislação especifica.

A Gruta do Batismo, os residentes e visitantes, esperam uma solução por parte dos órgãos ambientais e turístico do município, não pode mais ficar simplesmente fechada, sem a mínima segurança do patrimônio, impedindo a visitação regular e a inserção de atividades ambientais corretas. Uma das sugestões é a de se criar uma Unidade de Proteção Integral na categoria Monumento Natural, devido à beleza e singularidade de vestígios de pinturas na rocha, devendo ser denominada Monumento Natural Gruta do Batismo com aproximadamente 123 hectares.

A espera da regulação coloca em risco uma alternativa viável, muitos turistas vinham apreciar os desenhos rupestres, caminhar na trilha, observar os contornos e mistérios que cercam este belo cenário, desde que inserida com outras vertentes turísticas, devido o tempo de deslocamento de Manaus, tempo de visitação da gruta a cachoeira, tudo isso integrado num plano municipal de reestruturação do turismo em Balbina, afinal, “Ser ou não Ser”, eis a questão.

TEXTO: PAULO PIO PINHEIRO - TURISMÓLOGO, RADIALISTA E CONSELHEIRO DO COMTUR, APA MAROAGA e REBIO UATUMÃ.
GRUTA DO BATISMO A ESPERA DE PROTEÇÃO GRUTA DO BATISMO A ESPERA DE PROTEÇÃO Reviewed by Portal do Urubui on 15:06 Rating: 5