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MANDIOCA: UM CARBOIDRATO INTERESSANTE!

Uma raiz genuinamente brasileira, é relegada a ficar de fora do cardápio do brasileiro, por desconhecimento, produz desde aumento da saciedade, "pique", "alto astral" e, de quebra: reduz os efeitos negativos do stress. E o melhor de tudo, é saborosa e de baixo custo. A mandioca é uma raiz pobre em proteínas, mas considerada uma importante fonte de carboidratos para a dieta, por seu alto valor energético (cada 100 gramas possui cerca de 130 Kcal). Além disso, é uma excelente fonte de sais minerais, vitaminas, fibras e em substâncias protetoras da saúde (os fitoquímicos) como:
Vitaminas do Complexo B -;Vitamina C -;Fósforo ;-Cálcio -;Potássio ;-Saponinas e Fibras.
De acordo com os produtores rurais do ramal da morena, Am-240 e do lago de Balbina, "a mandioca é um verdadeiro maná vegetal", por ser versátil nas condições de plantio, formas de preparo e no custo, podendo ser plantada em solos pobres e resiste a grandes períodos de seca, uma aposta, para o aumento da produção, seria a inserção, no consumo diário da educação no município de Presidente Figueiredo, em que ao mesmo tempo, agrega renda na agricultura familiar e recupera áreas degradadas.
Do ponto de vista nutricional, há três pontos fundamentais que conferem à mandioca o status de carboidrato interessante à Saúde, por aumentar os níveis de Serotonina, o neurotransmissor que atua nas regiões cerebrais responsáveis pela sensação do prazer, felicidade e bem-estar, por sua alta concentração de fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino, é uma "fonte de fibras isenta de glúten" e ainda graças ao seu baixo índice glicêmico, a energia contida na mandioca é liberada gradualmente no organismo (sem picos na secreção pancreática de Insulina), o que ajuda a manter a sensação de saciedade por maior tempo.
Também é interessante, pelo fato da mandioca ser uma aliada para atletas e esportistas, por fornecer energia de forma lenta e contínua para os treinos, auxiliando no ganho de massa muscular, além de favorecer o rendimento e de grande auxílio em dietas para emagrecimento, por diminuir o apetite, ao conferir uma saciedade mais duradoura, graças à qualidade de seu amido e à sua riqueza em fibras.
Então mãos a obra e valorize este alimento no cardápio substituindo outras fontes de carboidrato como o arroz branco, a batata comum e o macarrão, devendo na média diária ser de acordo com a necessidade calórica individual e o tipo da prática de exercícios, mas de forma geral, uma porção de carboidratos, equivalente a 200g ao dia é um bom aporte desse carboidrato, podendo ser preparada, cozida, assada, sob a forma de purês e cremes, ou ainda como ingrediente de sopas, assados, cozidos, ensopados, tortas e pratos diversos, sem esquecer da versatilidade culinária de seus subprodutos: os polvilhos: azedo e doce (produzem biscoitos, bolos, tortas, pães de queijo...) a farinha de mandioca (com seu multiuso...) e a tapioca (com seus recheios maravilhosos...)!
Adaptado por Paulo Pio do Texto de;
Maria das Graças Teixeira
Química e Nutricionista Clínica Funcional
Diretora da MGT Nutri.

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