Noticias

3º SARGENTO JULIO CESAR, O MILITAR DAS CAUSAS SOCIAIS.

Dando continuidade a série de reportagens, que destaca as personalidades de 2015 no município de Presidente Figueiredo, Portal do Urubui destaca o grande trabalho do 3º sargento Julio Cesar no Distrito de Balbina.




"Desde os 11 anos de idade o Júlio Cesar já tinha um intimo encontro com a pratica esportiva. Praticante de atletismo em 100 mts livre, futsal, handebol, futebol de campo e arremesso de dardo, representava a Federação Ajuricaba, a qual englobava 7 unidades educacionais em Manaus quando em competições esportivas.

Os esportes marciais como capoeira e kung-Fu também fizeram parte de sua vida, contudo, a paixão pelo jiu-jitsu, foi despertada em 1990, aos 18 anos na Escola da Policia Militar e de lá pra cá não mais o abandonou, chegando a conquistar alguns títulos amazonenses.


Ao ser designado para o alto Solimões como Tabatinga, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Foz do Jutaí, Fonte Boa, Anori, Uarini, Maués, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, percebeu uma necessidade de promover o esporte e a cultura, com praticas esportivas de sua juventude e da leitura para uma juventude carente de apoio na área social.

Ao voltar desta turnê pelo interior do Amazonas, agora em Manaus, foi designado para atuar na comunidade Nossa Senhora de Fatima no Tarumã-mirim, área rural de Manaus, onde abraçava 22 comunidades por onde atuava, inclusive trazendo a terceira idade neste novo projeto social.

Em 2010, mais um remanejamento em sua vida e na carreira. Desta vez já como Cabo PM para o município de Presidente Figueiredo, mais precisamente na Vila de Balbina. Ao chegar viu um campo que em poucas cidades encontra, como ginásio de esportes, campos de futebol, praças e ruas asfaltadas, contudo, as crianças, jovens e os adultos, com pouca inclusão esportiva.


Desperta mais uma vez o interesse em promover o esporte como um dos meios de alcançar uma plena cidadania, trazendo no seu bojo, obediência aos superiores na escola, no lar e em qualquer lugar. Em 2011 levou a primeira turma de 17 alunos de jiu-jitsu, sendo 5 mulheres e 12 homens, todos com idade oscilando entre 10 a 16 anos pra disputar um amazonense no ginásio Nininberg Farias no bairro de São Jorge em Manaus, trouxe 12 medalhas de ouro, 4 de prata e 2 de bronze com apoio da rádio uatumãfm e do empresário Neilson Cavalcante.


A menos de um ano, foi promovido a 3º Sargento PM, onde desenvolve sua atividade policial, e numa decisão do Comando na Sede do município, teria que cumprir suas obrigações distante da vila que o acolheu, bem quisto junto a população local, foi solicitado ao Comandante PM Major Mamed que reconsiderasse essa decisão, pois os mais de 80 praticantes deste esporte ficariam órfão do seu mestre bem como a segurança local. Pai de 3 filhos, casado com Valma a 26 anos e avó de duas netas, se considera um homem realizado em suas ações."

Por: Paulo Pio Pinheiro



3º SARGENTO JULIO CESAR, O MILITAR DAS CAUSAS SOCIAIS. 3º SARGENTO JULIO CESAR, O MILITAR DAS CAUSAS SOCIAIS. Reviewed by Unknown on 23:00 Rating: 5